@ Notícias AEDLV

CELEBRAR Sophia - 100 anos

CELEBRAR Sophia - 100 anos

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

CELEBRAR Sophia - 100 anos


Reconhecendo a importância de Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 06/11/1919 – Lisboa, 04/07/2004) na cultura e na história portuguesas e no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento (1919-2019), o Departamento de Português propôs a inclusão nas respetivas planificações de cada ano letivo de um momento que contribuísse para o conhecimento, a evocação e a divulgação da vida e obra da autora, nas suas múltiplas facetas.

De maneira a fazer cumprir o propósito de Celebrar Sophia foi delineada a seguinte atividade, organizada em várias etapas:

1.ª ETAPA – Divulgação / Motivação

1.º Momento (divulgação) -A partir de 28 de outubro até 31 de outubro, foram divulgadas frases («Quem será?», «Conheces?», «Viste na TV?», «Ela faz anos entretanto…», «Vais à festa?») e imagens da escritora pelas duas escolas do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento em lugares estratégicos com o objetivo de despertar o interesse.

2.º Momento (divulgação) – As imagens divulgadas no primeiro momento não eram de fotos completas da autora, por isso, existiu um segundo momento de divulgação / motivação que ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro durante o qual uma fotografia completa de Sophia de Mello Breyner Andresen foi afixada, novamente em locais estratégicos.

2.ª ETAPA – Produção escrita

Na segunda etapa, propôs-se que cada grupo/turma utilizasse como ponto de partida para redigir um texto narrativo frases e / ou versos da autora, previamente selecionados, com obrigatoriamente 100 palavras.

No 2.º Ciclo, os textos foram produzidos em grupos dentro de cada turma. No 3.º ciclo, os textos foram produzidos individualmente. Em ambos os ciclos, cada turma selecionou um texto para a representar. Este trabalho foi realizado entre os dias 11 de novembro e 22 de novembro.

Tendo-se iniciado o processo de escrita, verificou-se que, particularmente no trabalho desenvolvido nas turmas do 3.º ciclo, seria necessário permitir que os textos pudessem ter mais de 100 palavras.

 3.ª ETAPA – Construção de um ebook com a compilação de todos os textos produzidos

Como etapa final, projetou-se a construção de um ebook onde constassem todos os textos escolhidos pelas turmas. No decorrer do processo, decidiu-se ainda que seria possível escolher por turma um texto por Menção Honrosa.

Portanto, o presente trabalho cumpre o objetivo final da atividade. São identificadas as turmas com a publicação do texto vencedor e a referência à frase ou versos da autora que motivaram o trabalho de escrita dos textos produzidos. As menções honrosas, no caso de existirem, são publicadas após o texto vencedor.

Departamento de português