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PROJETO SOMOS (H)UM - Projeto de inclusão 7º I e Unidade do Ensino Especial

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -
PROJETO SOMOS (H)UM - Projeto de inclusão 7º I 
e Unidade do Ensino Especial

 

    

Ao  longo deste ano letivo 2023/24, nas disciplinas de Hora da Turma e Educação Visual, os alunos do 7º I desenvolveram e levaram a cabo um projeto de inclusão. Motivados pelos valores da igualdade e amizade, propuseram-se a trabalhar de forma a que o seu colega de turma, que integra a Unidade do Ensino Especial (UEE), se sentisse sempre parte da turma e parte do seu projeto.

Neste ano, em conjunto com a Diretora de Turma e Professora de Educação Visual, com os demais professores e assistentes operacionais da  UEE, trabalharam no sentido de angariar fundos para a compra de materiais necessários à concretização do projeto de pintura de um mural junto à estufa da UEE.

Com a cooperação dos Encarregados de Educação, realizaram no dia 12 de Abril, uma banca de venda de alimentos, actividade na qual conseguiram angariar um valor suficiente para compra de materiais.
O ano letivo foi pautado por várias interações entre os alunos do 7º I e dos alunos da UEE, tais como: participações espontâneas dos alunos nas atividades livres na sala da UEE; momentos de brincadeira e interação no recreio da escola; apadrinhamento informal entre pares de alunos; pintura do mural; entrega de um presente à UEE.

A turma decidiu que todo o valor angariado com as vendas deveria ser doado à UEE em forma valor material, como tal foi oferecido um pequeno presente constituído por: três pistolas de cola quente e tubos; cola quente colorida; conjunto de letras stencil; marcadores pretos; e furador de alta capacidade.

 

Aqui ficam as fotos e vídeos dos vários momentos:

- Apresentação do Projeto em Sala de Aula, com a participação da Professora Maria Carvalho e da Assistente Operacional Gislayne Lopes da UEE.

- Angariação de Fundos - venda de alimentos;

- Entrega do presente

- Pintura do Mural

A Diretora de Turma - Nídia Pereira



Projecto eTwinning – Neighbours for a Sustainable Europe

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Projeto eTwinning – Neighbours for a Sustainable Europe

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Veja AQUI o Blog e eBook:

Os alunos das turmas do 7.ºD, E, F e J desenvolveram, ao longo do ano letivo, vários trabalhos e atividades relacionados com o 7.º objetivo da Agenda 2030: Energias Renováveis e Acessíveis. Os trabalhos foram realizados em articulação com várias disciplinas (Inglês, Espanhol, Físico-Química, CIDES, Música e HDT) e em colaboração com a escola parceira em Salamanca, Espanha. Deste trabalho resultou um Blog e um eBook onde podem verificar os resultados dos questionários aplicados sobre o nosso consumo energético, as pesquisas realizadas sobre a diversas fontes de energia existentes e muitos outras atividades realizadas pelos alunos do nosso agrupamento e da escola espanhola.

Coordenadora do Projeto – Graciete Inácio

Entrevista sobre desastres naturais

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Entrevista sobre desastres naturais

Os alunos do 9.º D, E e G de Espanhol foram desafiados a realizarem entrevistas relacionadas com o tema de desastres naturais que ocorreram no último ano. Um dos critérios na realização desta entrevista prendia-se com a forma criativa como apresentavam a informação, recorrendo ao formato digital de um vídeo onde deveriam incluir fotografias e outras informações que servissem de suporte visual. Vários alunos apresentaram trabalhos de qualidade elevada, quer ao nível do conteúdo, quer na utilização da língua espanhola, pelo que estão de parabéns pelo desempenho demonstrado. Fica aqui um dos melhores trabalhos. ¡Enhorabuena mis niños!

 A professora de Espanhol - Graciete Inácio

“Os Nossos Avós Eram Cientistas” - 6ª edição

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -

“Os Nossos Avós Eram Cientistas” 


 

 

A sala 2 do jardim de infância de Ribamar foi premiada com o 1o prêmio no concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas” - 6ª edição.

“A distribuir conhecimento dos nossos Avós” foi o mote do concurso nacional “Os nossos Avós eram Cientistas”, iniciativa dinamizada pelo Clube da Unesco Ciência, Tradição e Cultura do Politécnico de Castelo Branco.

O concurso foi dirigido a jardins de infância e a escolas do 1º ciclo do ensino básico e teve como objetivo incentivar o gosto pela ciência, através da apresentação de uma tradição explicada em termos científicos, acompanhada de uma história original sobre essa mesma tradição.

A família do Bernardo veio à nossa sala contar a história da tradição da família na apanha e utilização de algas marinhas. Houve o envolvimento das famílias, que juntas foram à praia recolher algas e procederam à sua secagem. Na sala exploraram- se várias utilizações das algas e as mesmas foram envolvidas na terra da horta pedagógica, de forma a enriquecer o solo.


A Educadora

Cláudia Jordão



EXPOSIÇÃO | MULHERES NA CIÊNCIA | 9.º ANO | EB-RIB

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -

EXPOSIÇÃO | MULHERES NA CIÊNCIA | 9.º ANO | EB-RIB

Exposição patente num mural digital (Padlet) e no corredor da EB de Ribamar.

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Os cartazes com figuras femininas de importância reconhecida para a ciência foram elaborados pelos alunos do 9.º ano no âmbito de um projeto de Articulação Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Visual, Português; CIDES, e História. Nestas disciplinas foram abordadas as lutas para a emancipação da mulher, em diferentes áreas, com destaque para a sua afirmação na área das ciências, onde os seus grandes contributos nem sempre foram justamente reconhecidos.

Prima na imagem para ver o Padlet

DAC 8º C Cidadania - Ciências Naturais – Eco-Escolas

by Prof. Isabel Mergulhão Dias -

DO LIXO AO LUXO

Economia circular & arte

DAC 8º C  Cidadania - Ciências Naturais – Eco-Escolas

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De todas as transformações geradas pela espécie humana sobre o ambiente natural do planeta a produção de resíduos é, sem dúvida, uma das mais impactantes formas de agressão criadas pela avidez humana de consumo. A forma egoísta como as matérias primas são utilizadas no presente, não acautelam o direito a que as futuras gerações possam também usufruir dos mesmo recursos para seu conforto, ao mesmo tempo que colocamos em causa o equilíbrio natural dos ecossistemas e quebramos o ciclo natural de regeneração de muitos dos recursos naturais indispensáveis á nossa sobrevivência, como civilização, mas também como espécie.

Através da economia circular podemos colocar em uso um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado. Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Assim, anulamos parcialmente a necessidade de tão grande extracção de matérias primas do planeta, preservando os recursos para as gerações futuras, mas também diminuímos a quantidade de resíduos que interferem no equilíbrio natural dos ecossistemas terrestres e marinhos.

Através da arte, o calçado, e o seu impacto na natureza, é aqui colocado no centro da questão problema que queremos levantar. Enquanto espécie, qual será a real consciência do verdadeiro impacto gerado pela nossa pegada ecológica no nosso concelho, no nosso país, no nosso planeta?

Convidamos-te a uma viagem de reflexão.

Participantes convidados: 8ºD (cidadania /CN) e 8ºE – Ciências Naturais



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