E.B. 2,3 Dr. João das Regras
Consulte AQUI
E.B. com J.I. de Ribamar
Consulte AQUI
De 23 a 27 de junho, o professor Carlos Monteiro, participou, em associação com o projeto Erasmus+, num curso de formação " Promoting Sustainability in Education: Embracing Eco-Lifestyles and Raising Environmental Awareness" em Split, na Croácia. O curso facultou o contacto com técnicas muito inovadoras e criativas, alicerçadas nos atuais fundamentos de ecologia, bem como nos princípios do desenvolvimento sustentável preconizado pelas Nações Unidas. Esta participação foi igualmente brilhante, quer pela interação desenvolvida com professores de vários países europeus, com os quais tem sido mantido contacto para partilha de sugestões metodológicas, quer promovendo internacionalmente o nosso AEDLV. Os resultados desta participação e o consequente enriquecimento profissional sentido, foram transmitidos em ambiente de formação aos professores da escola sede no dia 8 de setembro.
Celebrar a escrita | 2025
Retomou-se, em 2024/25, a proposta de desenvolver verticalmente, do 5.º ao 9.º ano, uma proposta de escrita com linhas orientadores comuns que permitisse no fim do ano letivo reunir todos os textos produzidos numa coletânea. Neste ano, a temática escolhida foi a comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões. Assim, ao longo do ano letivo, no trabalho planeado em cada turma, foram sendo feitas propostas de escrita sem modelo definido, tendo como único critério o trabalho ser desenvolvido a partir do estudo da obra de Camões. A seleção dos textos a incluir nesta coletânea foi da responsabilidade de cada um dos professores que coordenou junto das respetivas turmas a atividade. Por isso, manteve-se a prática de valorizar esse momento, contextualizando a situação em que a proposta foi feita, através de uma breve síntese descritiva feita pelos professores responsáveis pela coordenação pedagógica de cada produto final.
Soft Skills para o Séc. XXI
Uma experiência de formação de professores na Islândia
Foi no início de maio que as professoras Ana Caixaria, Graciete Inácio e Vanda Alves, do AEDLV, rumaram à Islândia, o país do gelo e do fogo, para um curso estruturado no âmbito do desenvolvimento de competências relacionadas com Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade, integrado no programa Erasmus+, sob o tema “Estratégias de Ensino e Comunicação Além-Fronteiras”. Foram 35 horas dedicadas à aprendizagem de estratégias inovadoras nas áreas da educação e formação, entre dinâmicas de role play, diferentes abordagens de dramatização, atividades de recurso à Inteligência Artificial, exploração de novas plataformas de aprendizagem e em que, num ambiente de muito boa-disposição, foram vividos momentos de partilha de aprendizagens e de “desconstrução” de ideias pré-concebidas.
Mas nem só de trabalho se fez o Erasmus. Foi-nos dito que o sucesso do Projeto Erasmus depende sempre da qualidade do curso, do local escolhido e das pessoas que o integram. Pois bem... numa semana em que a partilha de experiências entre professores de 11 países diferentes (e de muitas mais disciplinas e ciclos de ensino) se entrelaçou com as gargalhadas em contexto de trabalho, a Islândia, com as suas riquezas naturais, foi o palco perfeito para descobertas culturais, gastronómicas e artísticas, pelo que podemos dizer que tudo concorreu para o sucesso desta semana memorável.
Num espírito de partilha de saberes, será realizada em breve uma Ação de Formação de Curta Duração, para que as técnicas de ensino-aprendizagem aprendidas e exploradas neste curso possam chegar a mais docentes, dando-lhes, igualmente, a oportunidade de integrar nas suas práticas pedagógicas uma dimensão ainda maior de motivação e inclusividade.
Veja + AQUI
Na EB de Ribamar, os alunos fizeram uma caminhada até à Praia de Santa Rita, onde realizaram vários jogos envolvendo cooperação e interajuda. De regresso à escola, realizou-se um almoço partilhado, cuja sobremesa foi o Bolo Mais Contigo, um ex-libris deste dia. O ambiente foi festivo e salutar!
Na EB Dr. João das Regras, houve momentos bem diversificados. “Partilhar afetos: música e poesia”, foi a atividade organizada pelo 8.º A, tendo sido partilhados trechos musicais do tema “Aladdin”, tocados pelos alunos da turma que frequentam o ensino articulado da música, e declamados poemas de António Nobre, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda. Já o 8.º F realizou uma exibição de ginástica acrobática intitulada “Mexer o corpo, alegrando a mente”, a qual foi seguida da leitura de poemas elaborados por alguns alunos do 8.º C “Poesias sobre amor e bem-estar”. Na atividade “Superar obstáculos, aceitando desafios”, os alunos tiveram oportunidade de participar num circuito desafiante onde conjugaram coordenação, equilíbrio, destreza, temperadas com uma dose de adrenalina. As bicicletas e os obstáculos que os alunos tiveram que superar foram um sucesso estrondoso, tendo sido vários os alunos que repetiram o circuito mais do que uma vez. Outro dos momentos muito apreciados pelos alunos foi o workshop de teatro “Expressar estados de espírito, acolhendo sentimentos”, dinamizado pela atriz Raquel Monteiro. Os alunos foram conduzidos a sair da sua zona de conforto, imaginando e recriando situações relacionadas com os princípios do Programa Mais Contigo. Também os alunos do 8.º D foram ativos na promoção do bem-estar, tendo desempenhado um papel muito motivador na construção do “Estendal dos afetos”. A ideia era decorar “peças de roupa” de papel com mensagens positivas e inspiradoras. Finalmente, como projeto de turma, o Dia Mais Contigo contou ainda com a “Pintura do mural Mais Contigo”, no muro junto ao campo de jogos, onde as ideias do 8.º E tomaram forma e cor, disponíveis para a posteridade.
Mas havia mais! Em modo autónomo, em pequenos grupos, os alunos deram asas à criatividade na realização de registos fotográficos na Photobox mais contigo; participaram na construção e pintura do banco de madeira “Never without a friend”; e, numa parceria com o Ecoescolas, plantaram pequenas árvores, sob o tema “Escavar emoções, plantando vida”.
A manhã foi generosa em momentos divertidos e significativos, mas o almoço partilhado foi extremamente positivo, no reforço dos laços intra e interturmas. As sobremesas oferecidas pelas famílias esgotaram-se num ápice, mas ainda houve espaço para a degustação do Bolo Mais Contigo. Os alunos decidiram cantar os “Parabéns” no momento da partilha do bolo e, de facto, não poderia ter sido escolhida melhor banda sonora. Parabéns aos professores envolvidos e, especialmente, aos alunos participantes. O comportamento e entrega às atividades foram determinantes para o sucesso deste dia.
A equipa organizadora do Mais Contigo agradece à CML da Lourinhã por toda a ajuda logística (toldos, mesas, cadeiras), assim como na aquisição dos materiais necessários às atividades, incluindo os lanches, para os alunos que realizaram a caminhada, e os bolos Mais Contigo. Agradece-se ainda o facto de a CML ter tornado possível a realização da Workshop com a atriz Raquel Monteiro, a qual foi exímia em dedicação e profissionalismo. Os nossos alunos ficaram mais “ricos” com esta oportunidade.
Quebrar Barreiras, Construir Pontes
O Impacto da Mediação Linguística e Cultural no Nosso Quotidiano Escolar
Sabe + AQUI
Consulte AQUI a lista dos alunos admitidos - Pré Escolar
Consulte AQUI a lista dos alunos admitidos - 1º Ciclo