@ Notícias AEDLV

Comemoração de acontecimentos históricos

Comemoração de acontecimentos históricos

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

Numa iniciativa conjunta dos professores de História e Geografia de Portugal e de História e da Biblioteca Escolar de Ribamar, durante este período foram realçadas duas datas importantes da História de Portugal, tendo-se realizado exposições e concursos sobre temas que fazem parte do currículo escolar dos alunos do 6.º, 8.º e 9.º ano.

A propósito do 5 de Outubro de 1910, os alunos do 6.º ano participaram num concurso sobre os “Presidentes da República” e os do 9.º ano sobre “A implantação da República na Lourinhã: realizações e dificuldades.”

O 1.º de Dezembro de 1640 foi comemorado de forma idêntica, tendo os alunos do 6.º ano participado num passatempo e respondido a um questionário sobre a Restauração da Independência de Portugal. As questões direccionadas aos alunos do 8.º ano abordavam o período compreendido entre a perda da independência, em 1580, e as guerras da Restauração, com particular destaque para as fortificações construídas na nossa costa, desde Porto Novo até Peniche. Estes fortes integravam a 2.ª linha de defesa da barra do Tejo, que se estendia de Peniche a Cascais.

Consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, relacioná-los com a História Local e promover o respeito pelo património são alguns objectivos deste tipo de eventos.