@ Notícias AEDLV

NA BIBLIOTECA DA EB/JI DA LOURINHÃ ACONTECEU …

NA BIBLIOTECA DA EB/JI DA LOURINHÃ ACONTECEU …

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 0

(+) ver as fotografias

Ao longo deste primeiro período, a Biblioteca da EB/JI da Lourinhã desenvolveu algumas atividades com a participação dos alunos e docentes da referida escola e de alguns convidados, proporcionando momentos de leitura, de animação de leitura e de apoio às disciplinas curriculares.

Iniciámos o ano com a Semana da Música, onde houve uma exposição de instrumentos musicais e uma partilha de música com a ajuda do Professor Hugo Mendes, que explorou uma partitura de música clássica, tendo agradado muito aos alunos do 4º ano. O professor Luís Daniel deu a conhecer, aos alunos do 3º ano, alguns instrumentos musicais entre eles a Gaita-de-foles. O encarregado de educação Rodrigo Maurício presenteou os alunos do 1º e 2º ano, com momentos alegres, divertidos ao som do seu acordeão. A história “ Os músicos de Bremen” foi o mote para a Hora do Conto destinado às crianças do Pré-Escolar.

Outubro foi destinado à Semana da Alimentação, onde se explorou “ A minha lancheira saudável”. Alertou-se para um lanche saudável. Explorámos jogos de adivinhas com base em alimentos. A presença da enfermeira Emília Bártolo contribuiu para que os alunos do 3º e 4º ano repensassem um pouco sobre os lanches escolares. A história “ A ovelhinha que veio para jantar” proporcionou um momento de amizade diferente, entre uma ovelhinha e o lobo já velhinho e cansado.

O autor do mês de novembro, José Eduardo Agualusa, deu-se a conhecer com a leitura e exploração da história “ A girafa que comia estrelas”. Foi construído um puzzle gigante da girafa.

Contámos também com a presença da contadora de histórias Vera Morazzo, que nos encantou com a animação das histórias: “Os Ovos Misteriosos” e “Adivinha quanto gosto de ti”. Foi um momento de magia…!

Em dezembro as alunas da Universidade Sénior de Mafra dinamizaram a atividade “ A estafeta de contos”.

A Noite da Biblioteca integrada na feira do livro e minerais, realizada na escola Dr. João das Regras, contou com a presença dos alunos do primeiro ciclo da EB da Lourinhã, que dinamizaram algumas atividades. Assim, os alunos do 4ºD, da professora Ana Diogo, apresentaram uma dança “ As palavras que nos beijam”, a roda de poemas “ As palavras …” e o teatro ” Alvoroço na biblioteca”.

Os alunos do 2º A, da professora Alexandrina Camilo alegraram a canção “A Fisga”, do grupo do Rio Grande;

Por último a Professora Isabel Santos, com os seus alunos do 4º B, dramatizaram o teatro “ Uma máquina de brinquedos”.

Salienta-se também, o entusiasmo dos alunos no empréstimo de livros de acordo com os seus gostos literários.

As atividades desenvolvidas, neste período, foram possíveis devidos à colaboração, à partilha e ao empenho de cada um e de todos em geral.