@ Notícias AEDLV

Erasmus+

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Erasmus+


De 23 a 27 de junho, o professor Carlos Monteiro, participou, em associação com o projeto Erasmus+, num curso de formação " Promoting Sustainability in Education: Embracing Eco-Lifestyles and Raising Environmental Awareness" em Split, na Croácia. O curso facultou o contacto com técnicas muito inovadoras e criativas,  alicerçadas nos atuais fundamentos de ecologia, bem como nos princípios do desenvolvimento sustentável preconizado pelas Nações Unidas. Esta participação foi igualmente brilhante, quer pela interação desenvolvida com professores de vários países europeus, com os quais tem sido mantido contacto para partilha de sugestões metodológicas, quer promovendo internacionalmente o nosso AEDLV. Os resultados desta participação e o consequente enriquecimento profissional sentido, foram transmitidos em ambiente de formação aos professores da escola sede no dia 8 de setembro.

Celebrar a escrita | 2025

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Celebrar a escrita | 2025

..

Retomou-se, em 2024/25, a proposta de desenvolver verticalmente, do 5.º ao 9.º ano, uma proposta de escrita com linhas orientadores comuns que permitisse no fim do ano letivo reunir todos os textos produzidos numa coletânea. Neste ano, a temática escolhida foi a comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões. Assim, ao longo do ano letivo, no trabalho planeado em cada turma, foram sendo feitas propostas  de escrita sem modelo definido, tendo como único critério o trabalho ser desenvolvido a partir do estudo da obra de Camões. A seleção dos textos a incluir nesta coletânea foi da responsabilidade de cada um dos professores que coordenou junto das respetivas turmas a atividade. Por isso, manteve-se a prática de valorizar esse momento, contextualizando a situação em que a proposta foi feita, através de uma breve síntese descritiva feita pelos professores responsáveis pela coordenação pedagógica de cada produto final.

Concurso Ortografíadas | 14.ª Edição RESULTADOS

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -



Participaram no Concurso "Ortografíadas || 14.ª Edição", na primeira fase, todos os alunos do agrupamento do 5.º ao 9.º Ano. Essa etapa realizou-se em sala de aula, no 1.º Período. Passaram à segunda eliminatória 351 alunos (297 do 3.º ciclo e 54 do 2.º ciclo). 

O concurso concretiza-se em três momentos distintos. Na primeira fase, os alunos  resolveram um exercício de  um texto lacunar com 20 espaços, correspondendo cada espaço a uma palavra. A cada palavra corretamente escrita, no espaço adequado, correspondia um ponto, num total de 20 pontos. Passaram à 2.ª eliminatória todos os alunos que tivessem  escrito corretamente 70% das palavras na prova da 1ª eliminatória.

Num segundo momento, o exercício foi constituído por um ditado de um texto narrativo retirado do manual de cada ano letivo e decorreu em simultâneo para todos os alunos selecionados, no 2.º Período, dia 26 de fevereiro, quarta-feira, às 14:30. Nesse exercício, participaram 202 alunos, tendo passado ao terceiro momento (Prova de Soletração) 116 alunos. Este último momento é constituído por uma série de soletração de cinco palavras, na presença de um júri constituído por dois docentes de português.

Dos 116 alunos apurados, participaram no Prova de Soletração no dia 14 de maio, pelas 14:30, 72 alunos. 

Partilhamos os resultados com a lista dos alunos que ficaram no respetivo escalão (ano de escolaridade), nas duas escolas, nos 3 primeiros lugares.

Foram responsáveis por todo o processo pedagógico os professores de português do AEDLV que fazem questão de agradecer e parabenizar todos os alunos envolvidos.

Departamento de português

Soft Skills para o Séc. XXI – Uma experiência de formação de professores na Islândia

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Soft Skills para o Séc. XXI 

Uma experiência de formação de professores na Islândia

Foi no início de maio que as professoras Ana Caixaria, Graciete Inácio e Vanda Alves, do AEDLV, rumaram à Islândia, o país do gelo e do fogo, para um curso estruturado no âmbito do desenvolvimento de competências relacionadas com Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade, integrado no programa Erasmus+, sob o tema “Estratégias de Ensino e Comunicação Além-Fronteiras”. Foram 35 horas dedicadas à aprendizagem de estratégias inovadoras nas áreas da educação e formação, entre dinâmicas de role play, diferentes abordagens de dramatização, atividades de recurso à Inteligência Artificial, exploração de novas plataformas de aprendizagem e em que, num ambiente de muito boa-disposição, foram vividos momentos de partilha de aprendizagens e de “desconstrução” de ideias pré-concebidas.

Mas nem só de trabalho se fez o Erasmus. Foi-nos dito que o sucesso do Projeto Erasmus depende sempre da qualidade do curso, do local escolhido e das pessoas que o integram. Pois bem... numa semana em que a partilha de experiências entre professores de 11 países diferentes (e de muitas mais disciplinas e ciclos de ensino) se entrelaçou com as gargalhadas em contexto de trabalho, a Islândia, com as suas riquezas naturais, foi o palco perfeito para descobertas culturais, gastronómicas e artísticas, pelo que podemos dizer que tudo concorreu para o sucesso desta semana memorável. 

Num espírito de partilha de saberes, será realizada em breve uma Ação de Formação de Curta Duração, para que as técnicas de ensino-aprendizagem aprendidas e exploradas neste curso possam chegar a mais docentes, dando-lhes, igualmente, a oportunidade de integrar nas suas práticas pedagógicas uma dimensão ainda  maior de motivação e inclusividade. 

Veja + AQUI


Comemoração do Dia Mais Contigo – 8.º ano em festa!

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -

Comemoração do Dia Mais Contigo – 8.º ano em festa!
 
 
 
Foi no dia 6 de junho que se comemorou o Dia Mais Contigo, o qual resulta do culminar da implementação do Programa Mais Contigo. Como pilares estruturais do programa, conta-se a promoção da saúde mental e do bem-estar, assim como a prevenção de comportamentos de risco. Para o Dia Mais Contigo foram planeadas atividades diversas, nas duas escolas de 2.º e 3.º ciclos do agrupamento.

Na EB de Ribamar, os alunos fizeram uma caminhada até à Praia de Santa Rita, onde realizaram vários jogos envolvendo cooperação e interajuda. De regresso à escola, realizou-se um almoço partilhado, cuja sobremesa foi o Bolo Mais Contigo, um ex-libris deste dia. O ambiente foi festivo e salutar!

Na EB Dr. João das Regras, houve momentos bem diversificados. “Partilhar afetos: música e poesia”, foi a atividade organizada pelo 8.º A, tendo sido partilhados trechos musicais do tema “Aladdin”, tocados pelos alunos da turma que frequentam o ensino articulado da música, e declamados poemas de António Nobre, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda.  Já o 8.º F realizou uma exibição de ginástica acrobática intitulada “Mexer o corpo, alegrando a mente”, a qual foi seguida da leitura de poemas elaborados por alguns alunos do 8.º C “Poesias sobre amor e bem-estar”. Na atividade “Superar obstáculos, aceitando desafios”, os alunos tiveram oportunidade de participar num circuito desafiante onde conjugaram coordenação, equilíbrio, destreza, temperadas com uma dose de adrenalina. As bicicletas e os obstáculos que os alunos tiveram que superar foram um sucesso estrondoso, tendo sido vários os alunos que repetiram o circuito mais do que uma vez.  Outro dos momentos muito apreciados pelos alunos foi o workshop de teatro “Expressar estados de espírito, acolhendo sentimentos”, dinamizado pela atriz Raquel Monteiro. Os alunos foram conduzidos a sair da sua zona de conforto, imaginando e recriando situações relacionadas com os princípios do Programa Mais Contigo. Também os alunos do 8.º D foram ativos na promoção do bem-estar, tendo desempenhado um papel muito motivador na construção do “Estendal dos afetos”. A ideia era decorar “peças de roupa” de papel com mensagens positivas e inspiradoras. Finalmente, como projeto de turma, o Dia Mais Contigo contou ainda com a “Pintura do mural Mais Contigo”, no muro junto ao campo de jogos, onde as ideias do 8.º E tomaram forma e cor, disponíveis para a posteridade.

Mas havia mais! Em modo autónomo, em pequenos grupos, os alunos deram asas à criatividade na realização de registos fotográficos na Photobox mais contigo; participaram na construção e pintura do banco de madeira “Never without a friend”; e, numa parceria com o Ecoescolas, plantaram pequenas árvores, sob o tema “Escavar emoções, plantando vida”.

A manhã foi generosa em momentos divertidos e significativos, mas o almoço partilhado foi extremamente positivo, no reforço dos laços intra e interturmas. As sobremesas oferecidas pelas famílias esgotaram-se num ápice, mas ainda houve espaço para a degustação do Bolo Mais Contigo. Os alunos decidiram cantar os “Parabéns” no momento da partilha do bolo e, de facto, não poderia ter sido escolhida melhor banda sonora. Parabéns aos professores envolvidos e, especialmente, aos alunos participantes. O comportamento e entrega às atividades foram determinantes para o sucesso deste dia.

A equipa organizadora do Mais Contigo agradece à CML da Lourinhã por toda a ajuda logística (toldos, mesas, cadeiras), assim como na aquisição dos materiais necessários às atividades, incluindo os lanches, para os alunos que realizaram a caminhada, e os bolos Mais Contigo. Agradece-se ainda o facto de a CML ter tornado possível a realização da Workshop com a atriz Raquel Monteiro, a qual foi exímia em dedicação e profissionalismo. Os nossos alunos ficaram mais “ricos” com esta oportunidade.


"Trovaleiro da Dinamarca" || Projeto interdisciplinar (Música e Português)

por Prof. Isabel Mergulhão Dias -

"Trovaleiro da Dinamarca" || Projeto interdisciplinar 
(Música e Português)


Vê Mais AQUI
Na Introdução do PASEO (Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória) lê-se a certa altura: " No momento de equacionar e de fundamentar o que é relevante, adequado e exequível no contexto dos diversos níveis de decisão, é possível e desejável encontrar neste perfil orientações significativas. Constitui, assim, a matriz para decisões a adotar por gestores e atores educativos ao nível dos organismos responsáveis pelas políticas educativas e dos estabelecimentos de ensino. A finalidade é a de contribuir para a organização e gestão curriculares e, ainda, para a definição de estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos a utilizar na prática letiva."
Acreditamos que o produto final que agora partilhamos, e foi construído colaborativamente por alunos de cinco turmas com a coordenação pedagógica de três professores de duas áreas disciplinares distintas, é exemplo do que se escreve no excerto acabado de transcrever.
O conto "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen resulta num testemunho pleno de humanismo e diversidade que possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas envolvendo várias áreas disciplinares, permitindo a todos adquirir conhecimento e saber fazer. 
Esta ideia, original do professor Hugo Mendes, professor de música, tem, ao longo dos anos, desafiado, no nosso agrupamento, professores de português e alunos do 7.º Ano. Depois da exploração do texto na disciplina de português, os alunos constroem, na disciplina de música sob a orientação do professor Hugo Mendes, pequenos momentos musicais que acompanham e contextualizam as partes relevantes da história do Cavaleiro da Dinamarca. 
Partilha-se uma vez mais o resultado desse trabalho.

Ana Carolina Garrido, Hugo Mendes e Rosalina Simão Nunes 

Tópicos mais antigos...